Microchip Pet
É um dispositivo eletrônico que contém um código inalterável e exclusivo com as informações de identificação do animal, por isso a sua importância nos processos de viagens internacionais.
11/28/20243 min read


MICROCHIP PET
O microchip para pets é um dispositivo eletrônico com tamanho similar à um grão de arroz que é implantado sob a pele do animal para identificar o tutor e o pet. O microchip tem diversos benefícios levando-se em consideração o baixo custo, além de não exigir nenhum tipo de manutenção durante a vida do animal.
Outro ponto importante, se torna uma forma de evitar o abandono de animais e facilita a sua identificação em caso de perda ou fuga.
Além disso, é importantíssimo em processos de viagens internacionais e quase que obrigatório em todos os destinos. Mesmo em países que não exigem a aplicação do microchip pet, nós da PetExplorer sempre recomendamos essa etapa veterinária, pois em qualquer situação é super fácil de validar e identificar o animal em questão.
O que é o Microchip pet?
É um dispositivo eletrônico que contém um código inalterável e exclusivo com as informações de identificação do animal, por isso a sua importância nos processos de viagens internacionais.
Quase todos os países exigem que o Microchip seja o primeiro passo de um processo de viagem, e todos os procedimentos realizados antes de sua aplicação não terão validade legal nos trâmites da viagem. Por isso, sempre recomendamos que este seja o 1º passo dentro dos trâmites sanitários que serão realizados para obter o CVI (Certificado Veterinário Internacional).
Como funciona o Microchip pet?
O microchip é implantado no dorso do animal (normalmente entre as omoplatas) de forma subcutânea (sob a pele), sem nenhum tipo de risco para a saúde. Para acessar a numeração, é preciso utilizar um leitor adequado disponível nas clínicas veterinárias.
O microchip deve seguir os padrões ISO 11784/11785 para que tenham validade legal nas documentações de viagens internacionais.
Em alguns casos, é aceito que o microchip esteja foram destes padrões, porém o tutor deverá portar o próprio leitor, para que caso seja solicitado, consiga fazer a leitura.
O ISO 11784 e ISO 11785 são normas internacionais que regulam a identificação por radiofrequência (RFID) de animais.
O microchip não é um localizador e nem um GPS, portanto não funciona como um rastreador do animal, diferente do que muitos tutores imaginam. Estes microchips não utilizam baterias, justamente por serem aplicados dentro do pet, o que poderia trazer riscos a vida do animal.
Nestes casos, existem coleiras e “tags”, ambas com um tipo de funcionalidade diferente, mas que podem auxiliar na localização do animal.
Alguns modelos de coleiras possuem um GPS integrado que permite a localização em tempo real. Já as tags, normalmente funcionam por meio de um QR CODE, e quando alguém faz o escaneamento do mesmo, informa ao tutor por meio de mensagem a localização onde foi realizada a leitura.
Então o microchip não funciona para situações de rastreamento e localização do pet, mas o animal deve ser registado no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia) com esse número de transponder/microchip.
Desta maneira se alguém localizar o animal e fizer a leitura do Microchip, poderá localizar as informações do pet e tutor diretamente no site do SIAC, utilizando a numeração do microchip.
Como é aplicado o Microchip pet?
O implante do microchip deverá ser realizado por um médico veterinário, utilizando uma seringa (aplicador) próprio do aparelho, para introduzir o chip no dorso do animal. A aplicação é rápida, simples e indolor.
Custo de um Microchip pet
É possível encontrar na internet a venda de microchips, que já acompanha o aplicador.
Porém, em hipótese alguma, o tutor poderá aplicar este chip, pois esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado por um médico veterinário de confiança, que logo após a aplicação fará a leitura do chip e disponibilizará o Certificado de Microchip animal.
Este documento deverá ser preenchido em caneta azul, sem rasuras e conter a data da aplicação e o carimbo do médico veterinário. Esse custo pode variar de acordo com a região e marca que for aplicada no pet.
Caso o seu veterinário não tenha disponibilizado o certificado de microchip animal quando aplicado, não se desespere, pois qualquer veterinário poderá disponibilizar um certificado de LEITURA de microchip do animal, que comprovará que o pet de fato possui aquele microchip, informando a data que foi realizado o procedimento.
PetExplorer
Dúvidas sobre a etapa de microchipagem do seu pet? Entre em contato conosco para obter maiores informações!
PETEXPLORER
Especializada em mudança de país com animais de estimação.
CONTATOS
fALE CONOSCO
contato@petexplorer.com.br
CNPJ: 30.728.063/0001-20
© 2024. All rights reserved.